terça-feira, 31 de maio de 2016

AJUDE14 - Ajude Aparecido

Olá meus amigos nerds! Hoje nós vamos ajudar nossos amigos doutorandos a saber se eles acertaram a soma da conta do bar, já que é isso que o problema AJUDE14 - Ajude Aparecido pede para fazer. Mais especificamente, dada uma lista com n valores, verificar se os doutorandos acertaram a soma desses valores ou não.

Eu sei que esse problema é trivial, mas ele é só para eu praticar um pouquinho de Go.

Solução


Basta somar todos os números e ver se a soma bate com a soma fornecida. Mais fácil que isso, só mastigar água.

Implementação

 

Go, go, go :)


quinta-feira, 26 de maio de 2016

PECA7 - Peça Perdida

Olá meus amigos nerds! Hoje nós vamos ajudar Joãozinho a descobrir qual peça de seu quebra cabeça está faltando, já que é isso que o problema PECA7 - Peça Perdida pede para fazer. Mais especificamente, dadas n - 1 peças do quebra cabeça, numeradas de 1 a N, determinar a peça faltante.

Solução


A numeração das peças do quebra cabeça forma uma progressão aritmética, de primeiro termo 1, último termo N e razão 1. Assim, a soma de todas as numerações é N * (1 + N) / 2.

Por outro lado podemos somar as numerações das N-1 peças dadas. E se da soma total subtrairmos esse valor encontraremos o valor da peça faltante.

Implementação

 

Go, go, go :)


quinta-feira, 19 de maio de 2016

TRANSP11 - Transporte

Olá meus amigos nerds! Hoje vos  escrevo humildemente do México, infelizmente trabalhando, mesmo assim vamos brincar um pouco de resolver um probleminha fácil. Hoje vamos calcular o número de contêineres que um navio de carga suporta, já que é isso que o problema TRANSP11 - Transporte pede para fazer. Mais especificamente, dadas as dimensões do navio e dos contêineres calcular qual é o número máximo deles que podem ser acomodados no navio.

Solução


A solução do problema é bem simples. Como não podemos mudar a posição dos contêineres o máximo que podemos acomodar em uma direção é a medida do navio naquela direção dividida pelo tamanho correspondente de um contêiner. Assim basta multiplicar os valores obtidos para cada uma das três dimensões que temos nosso número máximo de contêineres.

Implementação

 

Mais um pouco de Go ai :)


quarta-feira, 4 de maio de 2016

MERCADO - Mercado do seu João

Olá meus amigos nerds! Depois de uma longa pausa, estou de volta a ativa. Hoje vamos brincar de arredondar o troco, já que é isso que o problema MERCADO - Mercado do seu João pede para fazer. Mais especificamente, dada uma lista contendo os valores das vendas determinar o total vendido, bem como a diferença entre esse total e o total arredondando-se o valor das vendas.

A solução desse problema foi um pedido do nosso leitor Henryque Santos.

Solução


A solução do problema é bem simples. Basta ir somando os valores das compras e somando o valor arredondado em uma outra variável (aplicando o critério de arredondamento do seu João). No final é só fazer a diferença dos dois valores.

Implementação

 

Resolvi estudar um pouco de Go para ver se é uma boa linguagem, então vocês vão começar a ver um pouco de Go por aqui :)